Módulo 4 – Curso pós-graduado – VIH e Envelhecimento

Renal Disease in HIV Infected and HIV/HCV Co-infected patients

Gestão clínica da doença renal em doentes coinfetados por VIH/VHC

Considerações finais

A terapêutica antivírica de ação direta contra a infeção por VHC não parece interferir com a função renal de indivíduos com eTFG ≥30 mL/min/1,73m2, demonstrando não ter um impacto clinicamente significativo nos ensaios clínicos realizados.

Contudo, a combinação LPV/r promove o aumento da concentração do fármaco antirretrovírico TDF, em doentes coinfetados por VIH/VHC. Adicionalmente, a dose de RBV pode ser ajustada ou, eventualmente, removida do regime terapêutico com SOF/DVC ou SOF/VEL, em doentes com infeção por VHC, genótipo 3 e, em diálise, desde que mantida uma monitorização constante e rigorosa da função renal.

Além disso, para um indivíduo em diálise, após tratamento da infeção por VHC, a sua condição geral poderá melhorar e, consequentemente, poderá ocorrer uma redução na magnitude da disfunção renal. Idealmente, doentes em lista de espera para transplante renal devem ser tratados para a infeção por VHC o mais rapidamente possível, tendo em conta as taxas de resposta virológica sustentada obtidas nos estudos clínicos e na prática clínica.

No futuro, será importante averiguar a eficácia e segurança destas terapêuticas em doentes renais descompensados e em indivíduos infetados por VHC, genótipos 2, 3 e 4, pois ainda existe pouca evidência científica. Os estudos em populações com DRC avançada devem ser continuados e alargados, de modo a garantir maior robustez e representatividade.

Logo MSD Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018