Tendo em conta o modo como se transmite:

Transmissão do HIV durante as relações sexuais
Transmissão do HIV durante a gravidez
Transmissão do HIV através da partilha de objetos pessoais
Passe o cursor pelas imagens para mais informação.
Via sexual
Para prevenir a transmissão do HIV durante as relações sexuais é necessário utilizar preservativo, em particular durante a penetração, desde o início até ao final da mesma. Existem preservativos masculinos, femininos e barreiras de látex para o sexo oral. Além disso, recomenda-se a utilização de lubrificantes de base aquosa para evitar danos no preservativo. Esses lubrificantes, no caso de não utilização de preservativos, impedem a ocorrência de traumatismos nos tecidos dessas zonas do corpo devido à fricção.
Para complementar a utilização de preservativo surgiu a profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste na utilização de medicamentos antiretrovirais em pessoas sem infeção por HIV , de modo a impedir a introdução da infeção por HIV nas células, após contacto.
Via vertical
Se estiver grávida (ou estiver a pensar em engravidar) e for HIV positiva, é importante saber que os tratamentos para o HIV permitem melhorar a saúde materna e, em simultâneo, reduzir eficazmente o risco de transmissão do vírus ao seu futuro filho ou filha durante a gravidez e o parto. No caso do leite materno, a amamentação não é recomendada.
Via sanguínea
Evitar a partilha de objetos pessoais que possam ter estado em contacto com sangue com o HIV, tais como escovas de dentes, objetos perfurantes, seringas, agulhas, etc. É importante esterilizar o material utilizado para piercings e tatuagens.