Que tipo de teste HIV existem?
tudo sobre o hiv, sintomas do hiv e prevenção - vihda

Que tipos de teste HIV existem?

Para o diagnóstico da infeção por HIV é realizado, em primeiro lugar, um teste de rastreio; se o resultado for positivo, é realizado um teste confirmatório.

O teste de rastreio mais comum é a técnica de “Enzyme-Linked ImmunoSorbent Assay” (ELISA).

Atualmente, existem os testes de quarta geração que detetam, por sua vez, a presença de anticorpos (anti-VIH-1 e anti-VIH-2), bem como do próprio vírus (antigénio p24 do VIH-1), o que reduz para 2-4 semanas o tempo entre a ocorrência da infeção e um primeiro teste reativo para HIV . Anteriormente, as técnicas de ELISA de terceira geração apenas detetavam a presença de anticorpos.

O teste de rastreio pode ser feito através de um teste rápido, que demora cerca de 30 minutos a dar o resultado.

Estar infectado por HIV pode impactar a sua vida para sempre. No entanto, quanto mais cedo souber, através do diagnóstico, mais cedo poderá procurar apoio junto dos cuidados de saúde adequados.

Uma das vantagens dos testes rápidos é que, além de poderem ser realizados sem a necessidade de instrumentos de laboratório, podem ser realizados em vários locais, por exemplo, em organizações que oferecem apoio à pessoa infetada e que atuam também ao nível da prevenção da infeção.

Um resultado negativo numa análise de rastreio exclui a infeção por HIV , exceto se a exposição ao HIV tiver sido recente.

Todos os resultados positivos necessitam de uma confirmação posterior. O teste confirmatório vai detectar os anticorpos e é mais específico, ou seja, exclui os falsos positivos que o teste de rastreio possa detetar.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados
Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018