como tratar o vih - vihda

Quais as orientações que devo seguir para a toma da medicação para HIV?

Para que o tratamento da infeção por HIV seja eficaz, é necessário tomar os medicamentos de acordo com as indicações que lhe forem dadas.

Siga sempre as indicações do folheto que acompanha os medicamentos para HIV.

Alguns medicamentos devem ser tomados com ou sem alimentos ou com uma refeição com um teor calórico específico.

Informe o seu médico caso sinta algum efeito secundário ou tenha algum problema em seguir o tratamento. Lembre-se de que é necessário tomar a medicação conforme prescrito.

Desenvolvimento de uma rotina

A rotina da toma da medicação deve encaixar no seu estilo de vida. É fundamental tomar a medicação sempre à mesma hora do dia e com o mesmo intervalo entre as doses (por exemplo, duas doses por dia deverão ser tomadas com um intervalo de doze horas).

A utilização de um alarme ou lembrete, a associação da toma dos comprimidos a uma rotina diária ou a utilização de caixas de comprimidos, podem ajudá-lo a lembrar-se da toma dos medicamentos diariamente.

     Planeamento prévio

Lembre-se de levar consigo a medicação se estiver fora de casa. É extremamente importante preparar de manhã uma caixa de comprimidos com a medicação do dia e levá-la consigo (na carteira, no carro, etc.).

     Toma tardia de uma dose

O ideal é tomar o tratamento no momento adequado todos os dias para manter a mesma concentração da medicação no sangue.

Pergunte ao seu médico, ao iniciar o tratamento, o que deve fazer no caso de atraso na toma de uma dose.

     Esquecimento de uma dose

O tratamento da infeção HIV funcionará melhor se nunca se esquecer de tomar uma dose e se a tomar sempre à mesma hora.

Caso se esqueça de tomar uma dose, por exemplo, quando a toma é de uma única dose por dia, pode tomar os medicamentos até às 12 horas seguintes. Se passarem mais do que 12 horas, deve aguardar pela hora da toma e fazer a dose seguinte, sem a duplicar.

Contudo, consulte sempre o folheto do produto e o seu médico para saber como agir corretamente no caso de esquecimento da toma de uma dose.

É útil conservar alguns comprimidos no local de trabalho, na carteira ou mochila para os casos em que se esqueça de levá-los consigo ou se dê conta de que os comprimidos acabaram.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados
Logo MSD Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018