tudo sobre o hiv, sintomas do hiv e prevenção - vihda

Quando devo realizar o teste HIV?

É importante saber que existe um período janela em que os testes de rastreio podem não detectar uma infecção recente – a formação de anticorpos, detectados pelo teste, pode demorar até 12 semanas.

Os testes de 4ª geração, que incluem o antigénio p24 são mais precoces, sendo um resultado fiável após 6 semanas da exposição de risco.

Por conseguinte, durante esse período de janela, por vezes, os testes de rastreio de HIV podem apresentar resultados falsamente negativos. Os profissionais de saúde poderão, deste modo, indicar se deve repetir o teste.

Ser HIV positivo não significa que desenvolveu a doença SIDA, mas é essencial que após a realização de um teste positivo, procure cuidados médicos para iniciar o mais rápidamente possível o tratamento.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados
  • Artigo

    Onde posso realizar o teste HIV?

    Caso decida realizar o teste HIV, saiba que pode dirigir-se aos centros de saúde públicos, onde o teste é realizado de modo gratuito e confidencial.

    Ver mais Ver mais

  • Artigo

    Como não se transmite o HIV?

    HIV não é transmitido por contacto com a saliva, pelas lágrimas, suor, fezes ou urina.

    Ver mais Ver mais

  • Artigo

    Que tipo de teste HIV existem?

    Para o diagnóstico da infeção por HIV é realizado, em primeiro lugar, um teste de despistagem; se o resultado for positivo, é realizado um teste de confirmação.

    Ver mais Ver mais

  • Artigo

    Como se previne o HIV?

    Em primeiro lugar, deve saber que o HIV é apenas transmitido quando os fluidos corporais que penetram no organismo de outra pessoa contêm uma quantidade do vírus suficiente para a ocorrência da transmissão.

    Ver mais Ver mais

Copyright © 2022 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018

X

Passo 1- Passo 2 - Passo 3
Informação da conta

Passo 1 -Passo 2- Passo 3
Informação pessoal

Passo 1 - Passo 2 -Passo 3
Informações e consentimento profissional