Como será a primeira consulta?
tudo sobre o hiv, sintomas do hiv e prevenção - vihda

Como será a primeira consulta?

Além da confirmação da infeção por HIV, o seu médico irá realizar:

  • O estadiamento da infeção, através da determinação da contagem das células CD4 e da carga viral.
  • A exclusão de outras infeções sexualmente transmissíveis e de outras intercorrências que possa apresentar, de acordo com as suas queixas.

Quando forem conhecidos os resultados das análises, o seu médico irá explicar os passos seguintes, de acordo com o seu caso.

Caso considere necessário, irá prescrever o  tratamento mais adequado para si, indicando quando tomá-lo, por que motivo e como deverá tomar a medicação.

Cumprir  o tratamento conforme prescrito pelo seu médico, ou seja, tomar todos os dias as doses adequadas no momento apropriado, tendo em conta as restrições alimentares (se aplicável).

Além disso, o seu médico:

  • Irá informá-lo acerca dos efeitos secundários mais frequentes: dor de cabeça, mal-estar geral, perturbações gastrointestinais, perturbações do sono, etc., os quais são normalmente ligeiros e passageiros. Contudo, se observar qualquer efeito adverso grave e/ou duradouro, é importante comunicar esse facto ao seu médico.
  • Irá programar várias consultas para fazer um acompanhamento rigoroso da sua evolução.
    • Quatro semanas após o início do tratamento para o HIV (tratamento antirretrovírico): medição da carga viral no sangue de modo a verificar se o tratamento é eficaz ou se está a tomá-lo de modo adequado.
    • A cada 3-6 meses: repetição do teste de carga viral.

Os objectivos da terapêutica são:

Tornar a carga viral indetetável


(abaixo da capacidade de deteção dos testes laboratoriais).

Possibilitar a subida progressiva das células CD4

de modo a melhorar a sua imunidade e protegê-lo das infeções oportunistas.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados
Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018