Pode melhorar a sua nutrição e a sua saúde diariamente, ao tomar decisões razoáveis relacionadas com a sua alimentação e exercício físico.
Ter uma alimentação saudável, praticar exercício físico e reduzir o consumo de tabaco e álcool ajudá-lo-ão a ter uma vida mais saudável com o HIV.
Alimentação adequada
Uma alimentação saudável e nutritiva pode reforçar o tratamento de HIV, estimulando a recuperação de um sistema imunitário enfraquecido.
Uma dieta saudável não consiste apenas em selecionar os alimentos adequados, mas também na respetiva forma de preparação. Bactérias como, por exemplo, a Salmonella e a Listeria podem causar infeções graves.
A seguir são recomendadas algumas medidas para proteger-se das infeções, em particular, no caso de o seu sistema imunitário estar enfraquecido.
- Lavar as mãos com frequência, antes e depois de preparar os alimentos.
- Lavar as frutas e os legumes com água corrente.
- Limpar as superfícies (por exemplo, as tábuas de corte e as bancadas) depois de estarem em contacto com carne ou peixe crus.
- Cozinhar a carne até o interior deixar de apresentar uma cor rosada. A temperatura no interior da carne deve ser superior a 75 °C.
- Cozinhar o peixe até este desprender-se em camadas.
- Certificar-se de que os ovos são completamente cozinhados; as gemas e as claras devem estar sólidas e não líquidas.
- No caso de sobrar comida, deixá-la arrefecer à temperatura ambiente durante 90 minutos e, em seguida, guardá-la no frigorífico.
- Os restos de comida devem ser consumidos no prazo máximo de dois dias. Se forem reaquecidos, devem atingir uma temperatura elevada uma única vez. Caso não tenha a certeza se os alimentos estão ou não estragados, é preferível não consumi-los.
- Conservar os alimentos no frigorífico a uma temperatura inferior a 5 °C, tendo o cuidado de evitar a contaminação cruzada entre alimentos cozinhados e alimentos crus.