tudo sobre o hiv, sintomas do hiv e prevenção - vihda

Como se transmite o HIV?

O HIV é transmitido através de três vias: sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical).

1
2
3
4
5
como se transmite o hiv - vihda
1

O HIV é transmitido através de contato sexual

2

O HIV pode ser transmitido durante a gravidez e amamentação

3

O HIV é transmitido através da partilha de seringas

4

O HIV é transmitido através de utensílios que tenham estado em contacto com o sangue

5

O HIV é transmitido através da transfusão de sague ou transplante de órgãos

Passe o cursor pelas imagens para mais informação.

Um indíviduo com infeção por HIV que esteja medicado e controlado (com carga viral indetetável), não transmite a infeção a outros.

Contato sexual

Na via sexual, vírus transmite-se quando há contacto das mucosas ou da pele não íntegra com fluídos que contenham vírus (sémen, sangue, fluídos vaginais). A existência de feridas na pele aumenta o risco de transmissão do vírus (por exemplo, lesões de sífilis, herpes genital ou Chlamydia trachomatis)

Gravidez, nascimento e amamentação

A transmissão de mãe para filho pode ocorrer durante a gravidez, o parto ou a amamentação, em casos de grávidas com infeção por HIV não controlada.

Via sanguínea

A transmissão também é possível através da partilha de seringas ou através de instrumentos que não tenham sido devidamente esterilizados como, por exemplo, os instrumentos utilizados para piercings e tatuagens.

Seringas e instrumentos infetados

Na via sanguínea, a infeção é transmitida através de utensílios que tenham estado em contacto com sangue que contenha o vírus. Esses utensílios podem ser objetos de uso pessoal, tais como a escova de dentes, objetos perfurantes ou uma máquina de barbear, apesar de o tempo de vida do vírus fora do organismo ser de poucos minutos.

Transfusão de sangue/órgãos

Em paises onde não existem controlos rigorosos nos bancos de sangue, ainda existe o risco da transmissão por HIV através da transfusão de sangue ou transplante de órgãos

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados
  • Artigo

    Que tipo de teste HIV existem?

    Para o diagnóstico da infeção por HIV é realizado, em primeiro lugar, um teste de despistagem; se o resultado for positivo, é realizado um teste de confirmação.

    Ver mais Ver mais

  • Artigo

    Quando devo realizar o teste HIV?

    Quanto mais cedo tomar conhecimento da infeção por HIV, melhor. Após tomar conhecimento da infeção, poderá receber os cuidados médicos adequados

    Ver mais Ver mais

  • Artigo

    Como se previne o HIV?

    Em primeiro lugar, deve saber que o HIV é apenas transmitido quando os fluidos corporais que penetram no organismo de outra pessoa contêm uma quantidade do vírus suficiente para a ocorrência da transmissão.

    Ver mais Ver mais

  • Artigo

    O que deve saber o meu médico sobre mim?

    Existem determinadas informações essenciais que é importante comunicar ao seu médico para que este possa aconselhá-lo e prescrever a terapêutica mais adequada ao seu caso.

    Ver mais Ver mais

Logo MSD Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018