Módulo 4 – Curso pós-graduado – VIH e Envelhecimento

Renal Disease in HIV Infected and HIV/HCV Co-infected patients

Impacto clínico: epidemiologia e fatores de risco para doença renal em doentes infetados por VIH e coinfetados por VIH/VHC

Mensagens-chave

  • A prevalência (<10%) de DRC em indivíduos infetados por VIH tem aumentado ao longo dos anos, tendo em conta o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento desta população.
  • A nefropatia associada a VIH é a forma mais comum de doença glomerular colapsante em doentes com infeção por VIH, para a qual contribuem fatores de risco comuns (por exemplo, a idade, a etnia, a hipertensão arterial, a diabetes mellitus) e fatores associados à infeção (por exemplo, a carga vírica elevada e linfócitos TCD4+ diminuídos).
  • Alguns medicamentos antirretrovíricos, como TDF, apresentam potencial nefrotóxico, promovendo a diminuição da eTFG em indivíduos com infeção por VIH, e idade igual ou superior a 50 Como tal, é fundamental manter uma monitorização rigorosa e regular dos doentes idosos com DRC (eTFG).
  • A infeção por VHC aumenta em 34% o risco de DRC, em indivíduos com função renal comprometida e longa duração da infeção. Regista-se uma diminuição da prevalência de coinfecção como resultado da introdução de novas terapêuticas mais.
Logo MSD Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018