Existem determinadas informações essenciais que é importante comunicar ao seu médico para que este possa aconselhá-lo e prescrever a terapêutica mais adequada ao seu caso:
Se sofre de outra doença, em simultâneo com HIV, a evolução de ambas poderá ser afetada, bem como a selecção e o início dos respetivos tratamentos.
Se tem dificuldade em tomar medicamentos corretamente. Nesse caso, o seu médico poderá prescrever orientações de tratamento simples ou fornecer conselhos que lhe permitam seguir o tratamento de modo adequado.
Se toma outros medicamentos, como protectores gástricos ou contracetivos hormonais, produtos naturais ou outras substâncias como suplementos de ginásio, estes poderão interagir com os medicamentos para o HIV e poderão provocar um aumento dos efeitos secundários ou uma diminuição da eficácia quer dos medicamentos para a infeção HIV, quer dos outros medicamentos.
Se consome álcool ou algum tipo de drogas recreativas, tal poderá afetar a sua capacidade de tomar a medicação de modo adequado e, inclusivamente, interagir com determinados tratamentos para o HIV.
Caso seja mulher e pretenda ter filhos, partilhe essa informação com o médico. As mulheres com HIV podem ter bebés saudáveis mediante um planeamento adequado da gravidez. Para reduzir o risco do bebé ser infetado, deve planear a gravidez, de modo a estar a tomar os antirretrovíricos mais adequados para essa situação.