Em determinadas alturas, pode duvidar daquilo que é importante indicar à equipa médica. Mesmo que considere que é demasiada informação, é positivo explicar à equipa médica tudo o que lhe parecer importante.
Entre os temas que pode abordar com a equipa médica inclui-se o seu estilo de vida, pois a sua vida quotidiana (o trabalho, as relações sociais e a família) pode ter influência nos tipos de tratamento propostos pelo médico. É importante manter o médico informado acerca de:
- A sua vida profissional (se está a trabalhar ou desempregado, as suas condições de trabalho, etc.)
- A sua vida social e hábitos (viagens, relações, etc.)
- Outros assuntos que possam ter influência na sua saúde ou tratamento. Converse com a equipa médica acerca da dieta, do exercício físico, do stress e de qualquer outro aspeto que possa ter influência no seu bem-estar.
Por outro lado, os medicamentos para HIV podem causar efeitos secundários, embora não tenha necessariamente de sentir os mesmos. Caso os medicamentos causem alguns efeitos secundários, por menores que sejam, é necessário informar o seu médico, pois podem existir outras opções de tratamento mais adequadas ao seu caso.
Pode anotar os seus sintomas e efeitos secundários utilizando um diário.
Os sintomas que podem ocorrer são:
- febre
- arrepios (tremores)
- excesso de sudação/suores noturnos
- náuseas ou vómitos
- diarreia
- dor de estômago
- perda de apetite
- alterações no peso
- tosse ou dificuldade em respirar
- dor de cabeça
- dores musculares ou nas articulações
- coloração amarelada da pele e/ou dos olhos
- erupção cutânea
- fadiga