Módulo 1 – Curso pós-graduado – VIH e Envelhecimento

Drug-drug Interactions and Polypharmacy in Older HIV Persons

Introdução

A infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH) no indivíduo idoso é um desafio na prática clínica. O sucesso da terapêutica antirretrovírica na redução da morbilidade e da morta- lidade por VIH tem contribuído para o aumento da prevalência de infetados pertencentes a faixas etárias mais avançadas. Por outro lado, os adultos mais idosos continuam em risco de transmissão da infeção, seja por via sexual ou por manterem o consumo de substâncias injetáveis. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 17% da população com VIH na Europa tenha 50 ou mais anos de idade. Em Portugal, a infeção por VIH entre os mais idosos também tem aumentado e, em 2013, foram notificados 236 casos em doentes com idade superior a 55 anos.

O processo de envelhecimento no idoso infetado por VIH é complexo e multifatorial porque as comorbilidades, a polimedicação e o risco de interações medicamentosas têm múltiplas implicações na decisão da terapêutica antirretrovírica a usar. Por outro lado, verifica-se que existe falta de informação quanto à eficácia e segurança de muitos dos fármacos habitualmente utilizados.

Neste contexto, é importante disponibilizar a todos os especialistas a melhor informação sobre este assunto. O presente manual resume os principais conteúdos apresentados no primeiro módulo do curso de pós-graduação “VIH e Envelhecimento”, sobre o tema “Interações medicamentosas e polimedicação”, realizado em Junho de 2015 e promovido pela MSD. Os conteúdos foram compilados pela Eurotrials – Consultores Científicos, SA, foram revistos pelos palestrantes e foram validados por uma Comissão Científica idónea.

Autores

Dra. Ana Rita Silva

Hospital Beatriz Ângelo, Loures, Portugal.

Prof. Doutor Carlos Vasconcelos

Unidade de Imunologia Clínica – Hospital de Santo António – Centro Hospitalar do Porto, Portugal.

Prof. Doutor David Burger

Professor Associado de Farmacologia Clínica Radboud University Nijmegen, Holanda.

Dr. Joaquim Oliveira

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal.

Prof.ª Doutora Marta Boffito

St. Stephen’s AIDS Centre Pharmacokinetic Research Unit. Chelsea and Westminster Hospital London, Inglaterra.

Dr. Nuno Janeiro

Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, Portugal.

Dr. Ricardo Correia de Abreu

Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Portugal.

Prof.ª Doutora Sílvia Ouakinin

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal. Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, Portugal

Comissão Científica

Prof. Doutor Fernando Maltez

Hospital de Curry Cabral – Centro Hospitalar de Lisboa Central;

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Prof. Doutor José Saraiva da Cunha

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Prof. Doutor Rui Sarmento e Castro

Centro Hospitalar do Porto;

Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Porto.

Logo MSD Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018