tudo sobre o hiv, sintomas do hiv e prevenção - vihda

Como evolui a infeção por HIV?

A infeção por HIV evolui em três fases, em particular na ausência de tratamento. Essas fases são:

1
2
3
tudo sobre o hiv, sintomas do hiv e prevenção - vihda
1

Infeção aguda

2

Infeção crónica

3

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA)

Passe o cursor pelas imagens para mais informação.

Infeção aguda

Resulta do contato inicial do vírus com o organismo. Manifesta-se nas primeiras semanas. Os sintomas são pouco específicos e podem ser semelhantes a uma gripe (febre, dor de cabeça, dor de garganta ou dor nas articulações e músculos), com algumas manifestações na pele (erupção cutânea). Nesta fase, a carga viral sobe rapidamente, sendo muito transmissível a outras pessoas. O teste de HIV pode ainda não ser positivo porque não existem anticorpos nesta fase, só antigénios. Quando os anticorpos aparecem começam a controlar parcialmente a carga viral e entramos na infeção crónica.

Infeção crónica

O HIV continua presente no corpo após a fase inicial, reproduzindo-se, embora em concentrações reduzidas. Apesar de ser uma fase em que a pessoa não tem sintomas, continua a poder transmitir o vírus a outras. Sem tratamento, a infeção continua a progredir e após 10-12 anos causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA).

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA)

Trata-se da fase final, quando o sistema imunitário não consegue combater as infeções que afetam o corpo e aproveitam a sua fraqueza (doenças oportunistas). O diagnóstico da SIDA é estabelecido quando uma pessoa com HIV tem uma contagem das células CD4 inferior a 200 células/mm3 e/ou infeções oportunistas.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Relacionados
Logo MSD Termos de utilização | Política de Privacidade | Sobre a MSD Copyright © 2018 Todos os direitos reservados. Merck Sharp & Dohme Corp.,uma subsidiária da Merck & Co., Inc. Kenilworth, NJ, USA, conhecida fora dos EUA e Canadá como MSD. Os conteúdos disponibilizados nesta página Web são informação de carácter geral e não substituem em nenhum caso as consultas, tratamentos ou as recomendações do seu médico. INFC-1273571-0000 11/2018